Valores

EDUCAR...caminho que nos conduz mais além!

O sistema educativo desta Escola fundamenta-se na razão, no amor e na verdade. Fazer predominar o aspeto formativo sobre o informativo, o ser sobre o ter. Assenta numa atitude acolhedora que favorece a confiança e o são convívio na relação Educador/Educando. Valoriza o trabalho, a solidariedade, a alegria de viver e o espírito de família.


ENSINAR… arte que nos conduz ao imaginário!

Proporcionar à criança uma formação global, que engrandece a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social são os alicerces da nossa prática educativa. Motivar e vivificar o gosto por uma constante atualização e aquisição de conhecimentos de educação cívica e moral, o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica, a formação a partir da realidade concreta, estimando os valores permanentes da sociedade em geral. Optamos pelos métodos técnicos de ensino ativo, onde o aluno constrói a sua própria aprendizagem.

FORMAR… ponte que exprime a razão de viver!

Criar e animar um processo educativo que facilite uma formação humana integral, desenvolvendo o afeto, o inteletual, o espiritual e o sentido comunitário do aluno, de forma a que os valores incutidos se possam traduzir em compromisso vital, pessoal e social. Envolver o aluno em todo o processo educativo através de uma prática de corresponsabilidade, autoavaliação e avaliação do próprio processo. Levar o aluno a tomar consciência de que ele é o protagonista da sua própria aprendizagem, o centro da sua educação. Fomentar o espírito de responsabilidade face ao estudo e ao trabalho. Promover o espírito comunitário desenvolvendo a capacidade de relações pessoais, o espírito de família e a solidariedade com todos. Capacitar para o diálogo sincero e para o respeito pelas opiniões dos outros. Incentivar atitudes concretas de uso responsável da liberdade, espírito crítico e de iniciativa, criatividade e discernimento. Em suma, desenvolver um processo libertador, integral e que capacite para a abertura ao transcendente, valorizando a vertente humana da aprendizagem. 

e-Escola
dezembro / 2018
S T Q Q S S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Jornal Mundo da Criança Ementa Semanal