Apresentação

O 1º Ciclo do Ensino Básico compreende quatro anos de escolaridade (1º, 2º, 3º e 4º), e o seu objetivo primordial é, segundo o Ministério da Educação, dotar os alunos de competências que lhes permita dominar os instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitura, escrita e cálculo) mas, simultaneamente, iniciar as crianças nas diferentes formas de expressão (verbal, motora, plástica, musical, dramática), despertando nelas a sua criatividade, imaginação e destreza física e mental.

Qualquer aprendizagem deve ser significativa, ativa, diversificada, integrada e socializadora pois só assim os alunos sentir-se-ão motivados para aprender e interessados pelo seu processo de ensino-aprendizagem.

Para a educação ser integral e o mais completa possível, as crianças devem experienciar vicências diferenciadas para desenvolverem todas as componentes da sua formação. Por tal motivo, no currículo do 1º Ciclo estão incluídas as seguintes Disciplinas:

  • Português;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Estudo do Meio;
  • Expressão e Educação Físico-Motora;
  • Expressão e Educação Musical;
  • Expressão e Educação Plástica;
  • Apoio ao Estudo;
  • Informática


O Inglês assim como a Expressão Musical e Expressão e Educação Físico Motora são lecionadas por professores das respetivas áreas de conhecimento, ficando a professora titular da turma responsável pelo ensino dos restantes conteúdos. No 3º e 4º ano, além da Expressão Plástica ser desenvolvida em contexto de sala, pela professora titular, os alunos usufruem ainda de um bloco semanal de 90 minutos, ministrado pelo professor de Educação Visual e Tecnológica, onde as diferentes técnicas e formas de expressão são desenvolvidas.

Devido à estabilidade do corpo docente, a continuidade pedagógica permite aos professores conhecerem bem as características dos seus alunos, ajudando-os a superar as suas dificuldades e aperfeiçoar as suas potencialidades. Para a criança, esta estabilidade é igualmente crucial, na medida em que transmite segurança e permite contruir uma relação aluno-professor sólida. A cumplicidade que criam é essencial para um efetivo processo de ensino-aprendizagem e é nesse sentido que a continuidade pedagógica se assume como pilar. 

De referir ainda que o Mundo da Criança é um estabelecimento de ensino particular com Regime de Paralelismo Pedagógico, estando este atribuído ao 1º Ciclo do Ensino Básico por tempo indeterminado.

e-Escola
outubro / 2017
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1

Aniversário de Pedro Nobre

Aniversário de Matilde Onofre

Aniversário de Duarte Mendes

2 3 4 5 6

Aniversário de Carlos Gaspar

Aniversário de Carlota Pereira

7 8
9

Aniversário de Bárbara Ramos

10 11

Aniversário de Margarida Gonçalves

Aniversário de Rodrigo Santos

12 13

Aniversário de Martim Caetano

Aniversário de Francisco Vitorino

Aniversário de Santiago Santos

14

Aniversário de Simão Soares

15
16 17

Aniversário de Emílio Carmona

18 19

Aniversário de Alice Lopes

20 21 22
23

Aniversário de Simão Guerrinha

Aniversário de Laura Monteiro

Aniversário de Maria Lage

24 25 26

Aniversário de Manuel Amaro

Aniversário de Maria Rita Rodrigues

Aniversário de Manuel Ribeiro

27 28 29
30 31

Aniversário de Diana Cipriano

1 2 3 4 5
Jornal Mundo da Criança Ementa Semanal