Apresentação

O 1º Ciclo do Ensino Básico compreende quatro anos de escolaridade (1º, 2º, 3º e 4º), e o seu objetivo primordial é, segundo o Ministério da Educação, dotar os alunos de competências que lhes permita dominar os instrumentos básicos de comunicação e compreensão (leitura, escrita e cálculo) mas, simultaneamente, iniciar as crianças nas diferentes formas de expressão (verbal, motora, plástica, musical, dramática), despertando nelas a sua criatividade, imaginação e destreza física e mental.

Qualquer aprendizagem deve ser significativa, ativa, diversificada, integrada e socializadora pois só assim os alunos sentir-se-ão motivados para aprender e interessados pelo seu processo de ensino-aprendizagem.

Para a educação ser integral e o mais completa possível, as crianças devem experienciar vicências diferenciadas para desenvolverem todas as componentes da sua formação. Por tal motivo, no currículo do 1º Ciclo estão incluídas as seguintes Disciplinas:

  • Português;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Estudo do Meio;
  • Expressão e Educação Físico-Motora;
  • Expressão e Educação Musical;
  • Expressão e Educação Plástica;
  • Apoio ao Estudo;
  • Informática


O Inglês assim como a Expressão Musical e Expressão e Educação Físico Motora são lecionadas por professores das respetivas áreas de conhecimento, ficando a professora titular da turma responsável pelo ensino dos restantes conteúdos. No 3º e 4º ano, além da Expressão Plástica ser desenvolvida em contexto de sala, pela professora titular, os alunos usufruem ainda de um bloco semanal de 90 minutos, ministrado pelo professor de Educação Visual e Tecnológica, onde as diferentes técnicas e formas de expressão são desenvolvidas.

Devido à estabilidade do corpo docente, a continuidade pedagógica permite aos professores conhecerem bem as características dos seus alunos, ajudando-os a superar as suas dificuldades e aperfeiçoar as suas potencialidades. Para a criança, esta estabilidade é igualmente crucial, na medida em que transmite segurança e permite contruir uma relação aluno-professor sólida. A cumplicidade que criam é essencial para um efetivo processo de ensino-aprendizagem e é nesse sentido que a continuidade pedagógica se assume como pilar. 

De referir ainda que o Mundo da Criança é um estabelecimento de ensino particular com Regime de Paralelismo Pedagógico, estando este atribuído ao 1º Ciclo do Ensino Básico por tempo indeterminado.

e-Escola
dezembro / 2017
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1

Feriado Nacional - Escola encerrada

2 3
4 5 6 7

Ida ao Teatro Infantil de Lisboa

8

Feriado Nacional - Escola encerrada

9 10
11 12 13 14 15

Término do 1º período

16 17
18 19 20

Reunião com os Encarregados de Educação

21 22 23 24
25 26

Escola Encerrada - Natal

27 28 29 30 31
Jornal Mundo da Criança Ementa Semanal