Aprender uma língua é muito mais do que aprender palavras ou regras gramaticais e, por isso, cabe à escola fomentar a relação com outras culturas, outros povos, outros modos de pensar. É necessário, neste âmbito, desenvolver o espírito de tolerância, de respeito pela diversidade, nunca descurando a importância da língua materna, também como meio de comparação e contraste. Aprender uma língua é aprender um povo, uma cultura, é proporcionar a formação integral do aprendente.
Tendo em conta todos estes princípios inerentes à aprendizagem de uma segunda língua, surge o Clube do Inglês com o intuito de facultar aos alunos instrumentos facilitadores para a aquisição da língua inglesa.
Um dos grandes constrangimentos à promoção do sucesso do ensino das línguas parece ser a falta de motivação dos alunos para o envolvimento nas atividades curriculares. Eliminar estas atitudes implica a adoção de práticas inovadoras que recorram a metodologias ativas e participativas e à conceção de projetos que, pela sua natureza, possam:
Ajudar a promover hábitos de trabalho;
Fomentar a autonomia;
Estimular a criatividade e o espírito crítico;
Desenvolver o sentido de cidadania.
E porque se pretende que este seja um espaço lúdico-cultural, que se rege por motivações e interesses dos participantes, o Clube do Inglês é um espaço dedicado à construção duma ponte entre o conhecimento e a aplicação do mesmo.
Este ano letivo o Clube encontra-se a funcionar nos seguintes horários: